Cooperação de 15 anos entre UFPE e alemães é comemorada com chegada do navio Meteor

Autor: Ascom - 13/03/2018
O navio de pesquisa “Meteor” chega amanhã (14) ao Recife. A embarcação - fruto de pesquisa que está sendo desenvolvida por cientistas do Geomar Helmholtz-Zentrum für Ozeanforschung de Kiel, na Alemanha, em cooperação com pesquisadores do Departamento de Oceanografia (DOCEAN) da UFPE, iniciada em 2002 - partiu do Porto de Mindelo, no Arquipélago de Cabo Verde, no último dia 13 de fevereiro.

Com cientistas e técnicos a bordo do navio, entre eles os pesquisadores Leonardo Bruto e Julia Araujo, ambos da UFPE, a viagem tem o propósito de realizar estudos de Oceanografia, Física e Química do Oceano Atlântico ao leste do Brasil e ao longo da linha do Equador. Durante o seu trajeto, o navio faz medições de correntes, da distribuição de massas de água e de compostos químicos entre a superfície e as camadas mais profundas do oceano, ao longo de duas seções normais à costa do Brasil: ao largo de Natal e ao largo de Maceió.

O trabalho é organizado como parte da contribuição alemã para o Programa de Pesquisa do Clima Mundial, de âmbito internacional, contando com o envolvimento do DOCEAN como parceiro brasileiro. O objetivo científico do cruzeiro está relacionado com o papel do Oceano Atlântico na variabilidade climática de longo prazo.


Mais...
© 2012 Copyright CEERMA. Todos os direitos reservados.
produzido por: M2S Software